Como usar a nota do ENEM no SISU 2019?
nota_enem_no_sisu_interna

18/01/2019 - Se você fez o ENEM 2018 para ingressar em uma faculdade de medicina via SISU 2019, confira essas dicas.

O resultado do ENEM foi divulgado hoje (18) e o objetivo da maioria dos vestibulandos de Medicina é aplicar sua nota no SISU, Sistema de Seleção Unificada que oferece vagas em universidades públicas sem usar o vestibular. Com duas edições ao longo do ano, o SISU sofreu algumas mudanças para essa edição, mas o que não muda é a ansiedade dos estudantes após verem sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio.

O principal requisito para aplicar a nota do ENEM no SISU, além de ter realizado o exame - claro, é tirar uma nota acima de zero na redação. Ou seja, o primeiríssimo passo é conhecer a sua nota no ENEM.

COMO VER A MINHA NOTA DO ENEM?

Mais de 5,5 milhões de pessoas realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio, e para ver sua nota, os passos são:

  • Entre na página do participante;
  • Preencha seus dados de CPF e senha (para os esquecidos, tem um “Esqueci minha senha”)
  • Clique no botão Enviar
  • Na página do participante, no canto esquerdo, abaixo da palavra “Resultado” estão listadas as edições que você participou;
  • Selecione a edição desejada e pronto!

 

No dia da divulgação dos resultados é comum o site ficar sobrecarregado, mas o vestibulando tem que ter paciência e persistência, uma hora vai conseguir! Diferentemente dos treineiros - estudantes menores de 18 anos que ainda vão concluir o ensino médio, mas realizaram as provas do Enem para testar os conhecimentos - que só terão seus resultados divulgados em Março, com data a confirmar.

COMO ENTRAR NO SISU COM A NOTA DO ENEM?

A inscrição no SISU 2019 é exclusiva para os estudantes que fizeram o ENEM de 2018, desde que não tenham zerado a redação, e o procedimento é todo feito no site oficial do programa durante o período de inscrições. Confira o passo a passo:

 

  • O candidato deve acessar o Site Oficial do Programa;
  • Entrar com o número de inscrição e senha que usou no ENEM;
  • Confirmar os dados de contato;
  • Chegou a hora de escolher suas 2 opções de curso e instituição!
  • Pesquise as vagas por nome do município, instituição ou curso;
  • Conheça os detalhes do curso, vagas e modalidades disponíveis (ampla concorrência ou cotas);
  • Escolha suas duas opções (leia mais abaixo) de curso e instituição;
  • Selecione a modalidade que pretende concorrer;
  • E por fim, confirme sua inscrição.

 

|  É possível alterar as opções durante o período de inscrições, e somente a última alteração será considerada.

 
 

Calendário do 1º SISU de 2019:

  • Inscrições: 22/1 a 25/1

  • 1ª chamada: 28/1

  • Matrículas da 1ª chamada: 30/1 a 4/2

  • Inscrição na lista de espera: 28/1 a 4/2

  • Convocações de outras chamadas: a partir de 7/2

 

COMO FUNCIONA A NOTA DE CORTE DO SISU?

Nota de corte é a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso em uma determinada instituição. Esse cálculo considera o número de vagas e total de candidatos inscritos, e serve como referência para auxiliar o candidato no monitoramento da sua inscrição.

Durante o período de inscrições, ao final de cada dia, as notas de corte e a classificação parcial do candidato são atualizadas. É recomendável, portanto, que o estudante entre no sistema ao menos uma vez ao dia.

Ou seja, a partir de 0h do dia 23 de janeiro, você já pode ver seu ranking com relação às duas opções escolhidas e avaliar as chances de ser classificado. Para mudar o curso ou instituição pretendida, você tem até o dia 25 de janeiro. O resultado da chamada regular é divulgado no dia 28 de janeiro.

 

Pesos Diferentes, Média Mínima e Nota Mínima

É importante saber que cada universidade pode considerar pesos diferentes para cada área do conhecimento, portanto, candidatos com mesma nota geral podem ter classificações diferentes dependendo do critério da instituição.

Além disso, uma instituição pode definir uma média mínima no resultado geral ou ainda estabelecer uma nota mínima em uma área de conhecimento específica. Por exemplo, para Medicina uma instituição pode fixar uma média mínima de 600 pontos com pelo menos 500 pontos em Ciências da Natureza.

Em 2018 tiveram faculdades públicas com notas de corte altíssima (veja as 9 maiores notas de corte do último SISU), mas também outras com notas de corte mais baixas. Confira as 7 menores notas de corte para medicina em 2018.

 

COMO FUNCIONA A LISTA DE ESPERA DO SISU?

Após o término das inscrições, somente se o candidato não tiver sido selecionado em nenhuma das duas opções de curso na chamada regular, é possível participar da lista de espera (essa é uma das mudanças do SISU 2019). Ele deve manifestar o interesse entre os dias 28/1 e 4/2 para a primeira ou segunda opção, exclusivamente.

 

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE COTAS NO SISU?

Como política de ações afirmativas, algumas instituições oferecem vagas reservadas e outras adotam bônus na nota de certos perfis de candidatos. No momento da seleção das opções de curso/ faculdade você pode conferir quais são as modalidades disponíveis e aplicar para a que mais se adequa ao seu perfil e interesse.

 

QUAIS FACULDADES PARTICIPAM DO SISU?

Apesar de muitas faculdades privadas aceitarem a nota do ENEM em seus processos seletivos, apenas instituições públicas participam do SISU. Sendo assim, é recomendável que você conheça ao menos um pouco cada universidade pretendida, para ser mais assertivo na hora de marcar suas opções. Confira a lista de todas as faculdades de medicina que participam do SISU e você pode conhecer melhor as faculdades na websérie Faculdades de Medicina do Brasil do Soul Medicina.

 

VAI SE INSCREVER NO SISU?

Depois de conhecer as etapas e dicas para se inscrever no SISU, que tal conhecer melhor sua faculdade pretendida? Acesse a websérie das Faculdades de Medicina do Brasil do Soul Medicina e compartilhe essa super dica com seus amigos! Ahh.. E boa sorte!

 

comaprtilhar 2 0 0 270
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO