Como funciona e qual a bolsa do Internato Rural?
internato_rural_home

21/06/2018 - Internato Rural é um módulo de saúde coletiva que acontece no último ano de faculdades de medicina como UFMG e UVV, as vezes com bolsa auxílio.

 
Na reta final da faculdade de Medicina começa o internato, que é um período voltado para a prática médica e com a maior carga horária do curso. Em algumas universidades, há também o internato rural, que é o módulo de saúde coletiva do internato comum. É chamado de rural - ou regional - porque a essência é enviar alunos para cidades do interior, onde aprendem a relação entre Medicina e Sociedade através da participação direta no SUS e nos movimentos sociais.
Algumas práticas do internato comum, além do tempo de duração, são diferentes do internato rural. Por isso, preparamos uma tabela para que você entenda como funciona cada um:
 
 

PROGRAMA DO INTERNATO

O internato é uma etapa obrigatória para todos os estudantes de medicina. Ele começa entre os dois últimos anos do curso de Medicina e é o período voltado às práticas médicas. Em algumas faculdades, também é a fase do curso com maior carga horária. Em média 35% do total. 
Sendo que, 30% dessas horas (760 horas das 2520) são obrigatoriamente destinadas para prática dentro do SUS. Desde 2014 as faculdades se adaptavam a essa regra mas, com a alteração do programa Mais Médicos no final de 2018, agora é pra valer.
Nesse período, o interno tem estágios em um ou mais hospitais. Ele roda pelas principais especialidades da Medicina: Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral incluindo sub-especialidades relacionadas (trauma, oftalmologia, cardiologia) e Saúde Coletiva, a qual em determinadas instituições são feitas no modelo de Internato Rural . O período em cada uma dessas especialidades pode ser de semanas ou meses, dependendo da faculdade. 
Nos últimos 6 meses, o interno faz um estágio eletivo, que é quando ele escolhe uma dessas áreas já praticadas para se aprofundar. Em alguns casos, pode ser feito inclusive em faculdades do exterior. E, no módulo de saúde coletiva, algumas faculdades oferecem o internato rural. 

INTERNATO RURAL

 

O internato rural ou regional é um módulo de saúde coletiva realizado fora do município da faculdade. Os alunos são divididos e sorteados para passar semanas ou meses em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de outras cidades, fazendo atendimentos mais simples de saúde da família, inclusive indo na casa de pacientes. Eles são supervisionados por Médicos do local e participam ativamente das atividades de atendimento.
A Universidade do aluno ou a Prefeitura do local que ele irá atuar, custeiam toda a permanência do interno. A hospedagem é em alguma casa, pousada ou hotel e os alunos são divididos por sexo. Em alguns casos eles recebem bolsa permanência. 
Esse módulo tem como objetivo dar ao interno a noção de como funciona o sistema de saúde e seus problemas, além de conhecer realidades sociais diferentes da que está acostumado. O aluno também é inserido em movimentos sociais, que visam dar uma melhor qualidade de vida a população local.  
Após o período, os estudantes voltam ao campus e partem para outra especialidade. Vale lembrar que cada faculdade tem suas especificidades para o Internato Rural. 
 
 
O QUE ACHOU DO INTERNATO RURAL?
Como é o internato rural na sua faculdade? Se você não tem esse módulo, gostaria de ter?
Conte para a gente e compartilhe a matéria com seus amigos!
 
 
comaprtilhar 1 0 0 349
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO