Qual o vestibular mais concorrido do Brasil?
mais_concorrido_medicina_home

07/06/2018 - O vestibular de medicina por tradição já é concorrido, mas qual é o mais disputado de todos? Confira a lista dos 9 principais vestibulares no Brasil.

 
Medicina é o curso mais desejado e difícil de ingressar no Brasil. Em praticamente todas as universidades é a carreira  que tem mais candidatos e maior nota de corte no vestibular . Em muitos casos, as pessoas precisam fazer dois, três anos de cursinho para conseguir entrar. No Sisu de 2016, por exemplo, foram 52 candidatos brigando por cada uma das 2.255 vagas para cursos de medicina.
 
Mas tem 9 universidades brasileiras que a concorrência é muito superior às outras devido a qualidade do ensino, boa infraestrutura da cidade, entre outros fatores. Vamos conhecê-las? 
 
Vestibulares de Medicina mais concorridos do Brasil:
 
  1. UNESP 312,7 candidatos x vaga
  2. UNICAMP  - 278,9 candidatos x vaga
  3. FAMERP - 212,2 candidatos/vaga

  4. UFSC 227,54 candidatos x vaga
  5. UECE - 160 candidatos x vaga
  6. UNIFESP - 145,70 candidatos x vaga
  7. USP-SP - 135,74 candidatos x vaga
  8. USP-BAURU - 105,9 candidatos x vaga
  9. UFRGS - 83,82 candidatos x vaga

 

 
1 | UNESP
 
A UNESP (Universidade Estadual de São Paulo) tem o vestibular de Medicina mais concorrido do país. Em 2018, foram 8.147 candidatos para 90 vagas, o que representa uma relação de 312,7 por vaga, um aumento de 17,5% em relação a 2017. A prova é realizada pela Fundação Vunesp.
 
O Campus fica em Botucatu, localizado a pouco mais de 200km da capital São Paulo. A cidade praticamente vive em função da faculdade, o que dá mais conforto, oportunidades de lazer, moradia e etc aos alunos. 
 
2 | UNICAMP
 
A Unicamp é o sonho de praticamente todos os vestibulandos de Medicina. Ela é eleita pelo MEC a dona do melhor curso de Medicina do Brasil, posto que torna uma vaga lá bastante concorrida. Foram 278,9 candidatos brigando por vaga em 2018, número três vezes maior do que, por exemplo, a disputa para estudar Arquitetura na mesma universidade.
 
O vestibular da Unicamp é feito pelo COMVEST (Comissão Permanente Para os Vestibulares). Além dele, é possível ingressar através do ProFIS (Programa de Formação Interdisciplinar Superior (conheça no link), e pelo PAAIS (Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social). 
 
3 | FAMERP
 

A FAMERP é mais uma faculdade de Medicina paulista na lista das mais concorridas. Ela é uma faculdade pública de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. O último vestibular teve a concorrência de 212 candidatos por vaga. A prova é realizada pela VUNESP.

 
4 | UFSC
 
A faculdade de Medicina da UFSC é a primeira fora do sudeste a aparecer entre as mais concorridas do Brasil. O vestibular próprio da universidade teve 7.964 candidatos disputando cada uma das 35 vagas oferecidas em ampla concorrência, uma média de 227,54 candidatos por vaga. 
São 100 vagas no total para o curso de medicina. O restante é preenchido através do Enem (que teve nota de corte de 818) e pelo sistema de cotas do vestibular da UFSC. 
 
5 | UECE
 
A representante do nordeste na lista é a UECE (Universidade Estadual do Ceará). A universidade é eleita pelo MEC a melhor estadual da região nordeste, norte e centro-oeste, o que aumenta a procura pelo curso de Medicina. Em 2017, a média foi de 160 candidatos disputando cada uma das 45 vagas oferecidas através do vestibular próprio da instituição. Também é possível ingressar através do Enem no primeiro semestre de cada ano letivo.  
 
6 | UNIFESP
 
O 6º vestibular de Medicina mais concorrido é de mais uma universidade de São Paulo, a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O sistema misto de vestibular teve uma relação de 145,70 candidatos por vaga. São 121 vagas anuais, sendo 60 pelo sistema de cotas e 61 pelo sistema universal.
 
O exame é realizado pela Vunesp. Também é possível utilizar a nota do Enem e fazer a segunda fase do vestibular para ingressar na universidade. Veja como funciona.
 
7 | USP-SP
 
A USP (Universidade de São Paulo), detentora do segundo melhor curso de Medicina do país, tem o sétimo vestibular mais concorrido. Em 2018, Medicina teve concorrência de 135,74 candidatos por vaga no campus da capital.
 
A concorrência por uma vaga mais que dobrou em relação ao vestibular de 2017. O exame é realizado pela FUVEST. Também é possível ingressar através do Enem, que teve nota de corte de 831, Inclusp (conheça aqui) um programa de inclusão para estudantes que fizeram o ensino médio em escola pública e o Pasusp, um programa que visa oferecer oportunidade de acesso aos alunos que ainda estão no ensino médio público e fizeram ensino fundamental também em uma instituição pública. 
 
8 | USP-Bauru
 
Na oitava posição aparece novamente a USP, desta vez com o campus recém-inaugurado de Bauru. A relação candidato/vaga nesta edição do vestibular foi de 105,9. São 60 vagas oferecidas, sendo 42 pela prova da Fuvest e 18 pelo Enem.
 
9 | UFRGS 
 
A terceira faculdade de Medicina fora do sudeste a aparecer entre as mais concorridas é da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). São 98 vagas por semestre, sendo 70% oferecidas pelo vestibular próprio e outros 30% pelo Enem. O último vestibular de medicina teve 8.215 candidatos concorrendo a 98 vagas, o que deu uma relação candidato/vaga de 83,82. O número foi maior que o anterior, que teve 7.277 concorrentes.
 
 
FOCO!
 Agora, não deixe a alta concorrência te desanimar! Tenha foco e estude que você consegue ingressar na universidade dos seus sonhos. Aproveite para curtir e compartilhar nossa matéria! 
 
 
comaprtilhar 1 1 0 1321
CONTEÚDO EXCLUSIVO GRATUITO