Metodologia PBL na Medicina, descubra como funciona!
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07/06/2018 - Problem Based Learning (PBL) é uma metodologia ativa que estimula os alunos a vivenciarem a Medicina prática desde o início do curso. Veja como funciona!

 

 

A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL, que vem do inglês Problem Based Learning) é uma metodologia ativa de ensino que vem ganhando força em diversos cursos superiores no Brasil e no mundo, em especial na Medicina.
 
Esse método foi criado em 1969 na Universidade McMaster, no Canadá e no mesmo ano foi implementada também na Universidade Maastricht, na Holanda. No Brasil, foi aplicado pela primeira vez nos anos 90, na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
 
A metodologia ativa faz com que o aluno viva a Medicina desde o início do curso com atividades práticas e busque seu próprio conhecimento. Mas afinal, como ele funciona?
 
| "O métodolo PBL gera um pouquinho de medo mas é legal [...] Aprender a estudar, porque a gente estuda sozinho, é pegar livro mesmo, buscar artigos... é correr atrás!"
 
 

O MÉTODO

O PBL é focado na prática. Os alunos fazem muitos deveres de casa, pesquisam e se aprofundam em um caso clínico abordado na aula. A discussão desse tema acontece nas Tutorias, quando os estudantes são divididos em grupos de aproximadamente 10 pessoas e um tutor.
 
Os problemas costumam ser apresentados no início da semana e, no final, o grupo apresenta a solução desse caso. Além disso, a prática da Medicina no início do curso em Unidades Básicas de Saúde são mais intensas do que em faculdades com método tradicional.
 
Como a turma se divide em poucos alunos, a participação de cada um se torna muito importante para o grupo e a proximidade com o professor aumenta.
 
O tutor não ensina de maneira tradicional, apenas se torna um facilitador, guiando os estudantes para a resolução do problema abordado. As tutorias acontecem em salas reservadas apenas para essas discussões, o que implica em mudanças estruturais das faculdades.
 
 
TUTORIAS
  1. O problema é apresentado.
  2. O caso é analisado e os alunos já começam a criar hipóteses de trabalho.
  3. Os problemas são resumidos e os estudantes caçam mais informação.
  4. Na quarta etapa, começa a pesquisa individual de cada aluno para se aprofundar no tema.
  5. Por último, ele é discutido e apresentado ao tutor.

 

 
AULAS
As faculdades de medicina com a metodologia ativa de ensino tem semanas de aula diferentes das tradicionais. Elas são divididas em:
 

| Tutoria onde os grupos de alunos analisam um caso clínico no início da semana e apresentam o diagnóstico no final - duas a três vezes por semana

 

| Conferência uma espécie de aula tradicional sobre o tema abordado na tutoria, para os alunos se aprofundarem - uma vez por semana

 

| Laboratório as aulas de ciências básicas são feitas nesse local. Os professores de todas as matérias participam juntos, o que garante a integração das disciplinas - uma a duas vezes por semana

 

| Consultoria acontece uma vez por semana. Os professores dão um assunto prévio e os alunos tiram as dúvidas com eles - uma a duas vezes por semana

 
 
VANTAGENS X DESVANTAGENS
O PBL não é um sistema de ensino perfeito, tem suas vantagens e desvantagens. Listamos algumas para você.

 
 

PBL X TRADICIONAL

Por mais que sejam dois métodos de ensino diferentes, há coisas em comum entre o PBL e o tradicional. Veja:

  • Nos dois métodos, o curso de medicina dura 6 anos.
  • Em algumas faculdades de ambos os métodos, os alunos visitam UBSs desde o início do curso.
  • A prática laboratorial também é comum no início do curso PBL e tradicional.
  • Tanto no PBL quanto no tradicional, os alunos fazem provas para serem aprovados.

 

LABORATÓRIOS PBL

Normalmente, as faculdades possuem Laboratórios de Simulação para a prática médica dos alunos, que acontece desde o início do curso. As estruturas costumam ter bonecos realísticos, simulações de atendimentos, ferramentas médicas, entre outras coisas. Cada faculdade tem seu diferencial. Veja fotos de alguns Laboratórios de Simulação espalhados pelo Brasil.

 

 

FACULDADES PBL

A maioria das universidades que já usam o PBL são particulares. As públicas estão começando a seguir o mesmo caminho. Veja algumas faculdades de Medicina que já usam essa metodologia:
 
Particulares

Públicas

 

 

| O método PBL está crescendo e ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, algumas faculdades se encontram em processo de transição da metodologia ou a utilizam em algumas matérias.

 

Por fim, o PBL tem se mostrado um método inovador que começa a se expandir por faculdades de Medicina do Brasil. No mundo, a Universidade de Harvard usa o PBL, mas está criando um “atualização” do método, conhecido como Método Harvard. Também é importante lembrar que cada faculdade pode trabalhar de forma diferente o PBL, por isso é bom se informar em cada instituição.

 

 

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E aí? Entendeu quais são as características da metodologia do PBL?

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